sábado, 27 de outubro de 2012

A história do sapo Zé

historia de hoje
 (História de Elaine Tinoco baseada na cantiga popular " o sapo não lava o pé")

A historia do sapo Zé

Quem já ouviu esse papo do sapo que não lava  o pé, que não lava porque não quer? 
Hoje venho fazer justiça a um injustiçado, preste a atenção e se compadeça pois um mito será quebrado.

Há um tempo a traz havia um sapo chamado Zé,
ele morava em uma linda lagoa cheio de outros sapinhos,
porém o sapo Zé não tinha muitos amigos. 
Ele tinha uma péssima reputação,
todos os dias quando o sapo Zé passava, todos logo tampavam o nariz cantavam pra ele:
                                                                                                   “Olha lá o sapo Zé”,
 ele não gosta de lavar o pé,
 é e por isso que ele tem,
 o maiooooooorrrr chulé!!"
(cantar no ritmo da cantiga
"o sapo não lava o pé")

Aí o sapo Zé ficava todo triste e saia pulando sozinho e cantando:
Chulé, chulé, chulé,
ele não sai mas do meu pé,
 eu lavo lavo lavo,
 mas eu não perco esse chulé
(cantar no ritmo da cantiga
 "o sapo não lava o pé")


Como o sapo Zé estava sempre sozinho, ele ia todos os dias para outra lagoa vizinha, e lá ele brincava. Pulava pra lá, pulava pra cá, pulava pra lá e pulava pra cá, e assim ia o dia inteiro, mas o que ele realmente queria era ter muitos amiguinhos para brincar, porém sempre que ele voltava pra casa todo mundo voltava a tapar o nariz e cantar:
                                                                                                                “Olha lá o sapo Zé”,
 ele não gosta de lavar o pé,
 é e por isso que ele tem,
 o maiooooooorrrr chulé!!"
(cantar no ritmo da cantiga
"o sapo não lava o pé")

Ele não entendia porque ele tinha chulé, se todos os dias antes de brincar, ele lavava bem o pé naquela lagoa mais distante. E depois da brincadeira, antes de ir pra casa,  ele lavava o pé de novo, mas o chulé não o deixava.

Um certo dia o vovô Sapão, que também não gostava nada daquela zombaria,  decidiu seguir o sapo Zé para ver aonde ele lavava o pé.
Quando o vovô Sapão viu qual lagoa era... ele deu um grito muito alto: 
- SAPO ZÉ!!NÃO FAÇA ISSO!!
O sapo Zé não entendeu nada.
Mas o vovô Sapão logo lhe explicou que aquela lagoa era muito suja, pois os meninos e meninas daquela cidade jogavam um monte de lixo na lagoa, e por isso quando ele lavava o pé naquela água o seu pé ficava cheio de chulé porque a água estava toda suja e fedorenta.
Nesse momento o sapo Zé entendeu tudo o que estava acontecendo, saiu pulando todo feliz, porque então ele descobriu que não era ele que tinha chulé e sim a água que ele usava para lavar o pé que estava suja. Agora cheio de orgulho e alegria ele saiu cantando para todos ouvirem:

O sapo Zé não tem mais chulé,
 ele agora lava o pé,
na aguinha bem limpinha,
ho que coisa bonitinha!!!
(cantar no ritmo da cantiga
"o sapo não lava o pé")

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu filho ama essa história 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu filho ama essa história 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Acabei de contar para meus filhos. Eles adoraram. Parabéns à autora!

    ResponderExcluir
  6. Otima história para a educação infantil primeiro e segunda serie.

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer meu planejamento em cima dessa história e fazer a produção de sapo com eles

    ResponderExcluir
  8. ADOREI O TEXTO.
    ÓTIMO PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS !!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de lê para minha filha, e ela falou que mesmo com chulé seria Amiga do sapo Zé!!!!😍

    ResponderExcluir
  10. Minha filha ama essa historinha e sempre pede para contar pra ela

    ResponderExcluir
  11. Adorei a história! Vou contar para os meus alunos. Parabens!

    ResponderExcluir
  12. Eu e meu filho adoramos a história! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns,meus alunos adoraram.❤️

    ResponderExcluir
  14. Amei a historinha, aqui em casa foi um sucesso!Reproduzi também em uma de minhas aulas e minha orientadora também gostou. Trabalho com Maternal II! Parabéns! Agora vou reproduzi-la e colocar no youtube, e estarei te dando os créditos. Tudo bem?

    ResponderExcluir